Register   |   Login



  

Newsletter

Subscrever Cancelar


A ANPEB ( Associação Nacional de Pellets Energéticos de Biomassa) em conjunto com o CVR (Centro para a Valorização de Resíduos), com o apoio da Foretis, CT2M, Cebio e CBE estão a organizar um Seminário dedicado ao tema Biocombustíveis Sólidos: Valorização e Certificação no próximo dia 10 de Dezembro na sede do CVR em Guimarães.

 

Será apresentado o Sistema de Certificação para Pellets de Madeira, ENplus, implementado em Portugal pela ANPEB, o Selo de Qualidade para Biocombustíveis Sólidos Mediterrâneos, BIOmasud, implementado em conjunto pelo CVR e CBE, assim como o projeto Silvaplus, levado a cabo pela Forestis. Serão ainda apresentados projetos relacionados com a utilização de diferentes tipos de biomassa para produção de calor, assim como a influência no desempenho de equipamentos e emissões.

 

O Seminário é direcionado para todos os atores do setor dos biocombustíveis e biomassa para calor, tais como produtores de pellets, fornecedores de matéria prima, operadores do setor florestal, assim como produtores e instaladores de equipamentos de combustão de biocombustíveis sólidos. Estão também convidados a participar no Seminário consumidores de todos os setores, tais como doméstico, serviços e industrial.

 

Para mais informações sobre o âmbito dos projetos a serem apresentados podem ser consultados os seguintes links:

http://biomasud.eu/pt/

http://www.anpeb.pt/#!enplus/c23jc

http://www.silvaplus.com/pt/

 

 

Convencidos da importância da bioenergia para o desenvolvimento sustentável do mercado energético nacional, assim como no alcance de uma maior independência energética e redução de emissões de CO2, apresentamos o convite, a todos os intervenientes do setor, a participarem neste evento que primará pela partilha de informação e discussão de perspetivas de desenvolvimento futuro.

 

O programa do seminário pode ser consultado aqui:

 

Programa Seminário Biocombustíveis Sólidos: Valorização e Certificação

 

A participação no seminário é gratuita e aberta a todos os interessados, sendo, no entanto, necessária a inscrição para qualquer um dos seguintes contactos:

 

telefone: 253 510 239

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

ANPEB IEE

 

 

 

 

capa_congresso

 

European Pellet Conference

European_pellet

Os pellets são uma fonte de energia limpa, neutra em carbono e com uma presença crescente nos mercados energéticos mundiais. A “European Pellet Conference”, que se vai realizar em Wels/Áustria em 2011, tem por objectivo disponibilizar a informação mais recente relativamente às tecnologias, inovações e tendências dos mercados. Constitui ainda uma excelente plataforma para discutir projectos de cooperação, esperando-se que conte com mais de 600 participantes.

 

 

I Congresso Ibérico de Biocombustíveis Sólidos

Data: 21.-23.06.2010

Local: Escuela de Ingenieria Forestal

Campus A Xunqueira (Pontevedra), Universidad de Vigo

 

A finalidade deste congresso é dar a conhecer experiências tanto à escala industrial como no sector terciário, em Portugal e Espanha.

Devido ao crescente interesse e perspectivas de futuro que se observam na região da Galiza e Norte de Portugal e das oportunidades de negócio transfronteiriço, consideramos de especial relevância o conhecimento da situação actual no âmbito da biomassa energética em ambos os países, assim como o intercâmbio de experiências, conhecimentos, projectos, etc., que permitam potenciar um mercado transnacional e consolide o uso deste tipo de Energias Renováveis.

Do programa constam temas que vão desde o aproveitamento de biomassa florestal primária, passando por culturas energéticas de curta rotação, aos processos de transformação física e conversão energética.

As intervenções abordam trabalhos de investigação e experiências reais, fazendo especial ênfase nos custos de produção, rendimentos obtidos, aspectos ambientais e situação actual dos mercados, tanto a nível industrial como a escala doméstica.

Depois dos dois dias dedicadas a exposições presenciais, dedica-se um terceiro dia à realização de visitas a instalações industriais de produção de calor, electricidade e produção de pellets.